26/01/2012

Meus grampos de marceneiro!

Enfim tomei coragem e fiz meus grampos que a tempo queria e precisava fazer, e agora aproveitando um tutorial do amigo Baocram, resolvi encarar!
 A diferença dos grampos do Baocram é que a haste eu fiz de tubulão metalom de 1,5 x 3,5cm com 1,50mts!
 Os grampos de aperto ficaram muito bons! se eu soubesse que eram tão fáceis de fazer, já os teria feito a muito tempo, pois fazem uma falta enorme numa marcenaria!
 Outro detalhe! Seguindo o feitio voce pode fazer grampos de vários tamanhos! O custo foi bem baixo na confecção de 06 unidades que não custou nem o preço de uma única peça se tivesse comprado!

Trabalho de Luthier - Reforma Arpa Paraguaia do André

Estou restaurando uma Arpa Paraguaia de um grande amigo, o que não pude negar, quando veio me pedir socorro para consertar este instrumento musical, no qual tira seu sustento!
Aqui uma visão geral da Arpa onde já retirei a parte danificada pela pressão das cordas!
Pena não ter tirado uma foto de como estava o instrumento assim que me foi entregue!

Como este meu amigo insistiu que não se importava com a estética, mais que fosse consertado mesmo que ficasse com madeira de corese diferentes!
Este pedaço lateral rachou até onde foi retirado! Esta lateral é uma lamina de 4,45mm de cedro rosa!
 Aqui onde se encaixa o braço com as ferragens que esticam as cordas! Achei que poderia ser reforçado para que não voltasse a acontecer novamente com a pressão das cordas!
 Uma visão interna da sua estrutura, que me pareceu bem simples com materiais bem fáceis de se encontrar, tais como acabamentos de forro de teto para reforço nas laterais!


 Aqui a pedido do amigo PabloLuthier, tirei algumas fotos da estrutura interna, para que possa se ter uma idéia de como foi construída!

 Esta furação fica na base, por onde sai o som como acontece nos violões!
Aqui fiz um enchimento com madeira maciça (angelim) com furação para o encaixe do braço que agora terá mais apoio!

 Aqui já com a lateral colando fechando com uma lamina de madeira cedro rosa, que era tudo rodapé, devidamente colada com cavilha e aplainada até a espessura de 4,50mm no desengrosso da Makita que adquirí neste final de ano, dando provas a que veio!
 Detalhe! Não sabia que tinha este estoque de cedro rosa, o que vim a descobrir agora com este trabalho! Viva as lojas caçamba! Tenho um estoque fabuloso de cedro, que só me lembro da existencia na minha infancia!
 Bom por enquanto é só para o momento! Agora é esperar colar dar acabamento com uma plaina pequena, lixar ela toda, passar tres demãos de seladora Sayerlack e verniz maritimo!
Assim que der posto mais fotos!

08/01/2012

Presentes de natal para a marcenaria!

Este ano papai noel foi muito generoso com a marcenaria e trouxe muitas novidades que vão ajudar em muito a melhoria da qualidade dos trabalhos!
Então vamos começar:


Lixadeira Combinada da Skill, até poderia tentar fazer um projeto, pois não tem muito mistério para se fazer uma lixadeira destas, mais aí até se ter um motor sobrando com uma boa potencia e mais o restos do material, ficaria o custo quase na mesma.
Na sexta feira saí atras para ver se encontrava lixa pronta com 92cm x 10cm, rodei a cidade inteira e nada!
O jeito foi buscar o tutorial que tenha aqui guardado e fazer minhas próprias lixas!
Fiz meu estoque! Antes que eu me esqueça, a mesa do disco de 6" não pega regulagem de jeito nenhum, ficando desalinhada! A resolver!!!!!

Na confecção das lixas duas se perderam, pois não prestei atenção nas medidas e fiz menor, ainda bem que percebidas a tempo! Estas aí, ficaram show! Imagina quanto não iria pagar por estas 07 pçs?
Mais a melhor aquisição a meu ver foi este gabarito para encavilhar comprado na ROCKLER em forma de kit.
 Acompanha no kit: o gabarito, um monte de cavilhas prontas de varias bitolas, mais um litro de cola marca TITEBOND maravilhosa e mais um jogo de pinos de aço para encavilhar plano.


aqui os pinos, já testados e aprovados.

Pode ser que eu não tenha procurado direito aqui no Brasil, mais não se encontra nada na categoria e o que se encontra (LeoMadeiras) é caríssimo!
Depois de testado o cavilhador,cheguei a conclusão de como eu vivia sem ele!!! MARAVILHOSO!!!Simples porem muitíssimo útil e eficiente!

Aqui mais uma aquisição, Tupia bordadeira da Makita, a tempos tava querendo comprar,pois a minha Skill esta sendo usada na mesa invertida, e uma tupia assim versátil de mão é essencial!
Testada e aprovada!


Aqui o relógio comparador da Staret no aguardo da aquisição da Gabinet Saw da Harvey, que fará parte da familia em breve!
O relogio foi montado num Jig provisório para fazer calibragem da lamina de serra da Freud e tambem da guia de corte paralelo da BT que é bem ruinzinho!


Aqui Um jig feito para fazer espigas!


Aqui brocas escariadoras, que facilitam muito o trabalho.

E por fim Greg Jig, que ainda estou pegando a manha do uso!