26/01/2012

Trabalho de Luthier - Reforma Arpa Paraguaia do André

Estou restaurando uma Arpa Paraguaia de um grande amigo, o que não pude negar, quando veio me pedir socorro para consertar este instrumento musical, no qual tira seu sustento!
Aqui uma visão geral da Arpa onde já retirei a parte danificada pela pressão das cordas!
Pena não ter tirado uma foto de como estava o instrumento assim que me foi entregue!

Como este meu amigo insistiu que não se importava com a estética, mais que fosse consertado mesmo que ficasse com madeira de corese diferentes!
Este pedaço lateral rachou até onde foi retirado! Esta lateral é uma lamina de 4,45mm de cedro rosa!
 Aqui onde se encaixa o braço com as ferragens que esticam as cordas! Achei que poderia ser reforçado para que não voltasse a acontecer novamente com a pressão das cordas!
 Uma visão interna da sua estrutura, que me pareceu bem simples com materiais bem fáceis de se encontrar, tais como acabamentos de forro de teto para reforço nas laterais!


 Aqui a pedido do amigo PabloLuthier, tirei algumas fotos da estrutura interna, para que possa se ter uma idéia de como foi construída!

 Esta furação fica na base, por onde sai o som como acontece nos violões!
Aqui fiz um enchimento com madeira maciça (angelim) com furação para o encaixe do braço que agora terá mais apoio!

 Aqui já com a lateral colando fechando com uma lamina de madeira cedro rosa, que era tudo rodapé, devidamente colada com cavilha e aplainada até a espessura de 4,50mm no desengrosso da Makita que adquirí neste final de ano, dando provas a que veio!
 Detalhe! Não sabia que tinha este estoque de cedro rosa, o que vim a descobrir agora com este trabalho! Viva as lojas caçamba! Tenho um estoque fabuloso de cedro, que só me lembro da existencia na minha infancia!
 Bom por enquanto é só para o momento! Agora é esperar colar dar acabamento com uma plaina pequena, lixar ela toda, passar tres demãos de seladora Sayerlack e verniz maritimo!
Assim que der posto mais fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário